06 DE MAIO
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA
VENHAM PARTICIPAR DE NOSSAS OFICINAS!!!
OFICINAS DE ORIGAMI
História
do Origami
A palavra japonesa origami quer dizer
"dobrar papel" (ori = dobrar; kami = papel) e se refere a uma arte
hoje disseminada pelo mundo inteiro. Apesar de ser um patrimônio da cultura japonesa,
é provável que tenha começado na China, a qual é considerada "o berço do
papel".
Conforme se foram desenvolvendo métodos
mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami,
cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito
cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de
papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
Durante séculos não existiram instruções
para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em
geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos
japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo
o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do
Japão.
O Origami tornou-se uma forma de arte
muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada
"Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a
serem criados a partir de folhas de papel.
Em 1845 foi
publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150
modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje
em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no
Japão.
Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o
papel, mas também os Mouros, no Norte da África, que trouxeram a dobragem do
papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros
usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a
religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a
América do Sul.
Com as
rotas comerciais marítimas, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos
Estados Unidos.
O
Origami e a Matemática
A prática e o estudo do Origami envolvem vários
tópicos de relevo da matemática. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um
modelo pode ser desdobrado) tem
sido tema de estudo matemático considerável.
Na antiguidade era utilizado o modelo de
dobradura para obter a Trissecção de um Ângulo
Como dividir um ângulo dado em partes
iguais usando dobradura?
Considerado
um dos problemas clássicos da Antiguidade e nem sempre resolvível usando uma
régua não graduada e compasso, a trissecção de um ângulo arbitrário pode ser
feita usando a dobradura. O interesse que
havia na resolução desse problema pelos geômetras gregos se devia ao fato que
isso possibilitaria a construção de polígonos regulares com quantidade qualquer
de lados.
Achar através de dobradura a bissetriz de
um ângulo qualquer dado é fácil. Bastam vincar o ângulo, sobrepondo os lados.
demarcado por um vinco no papel, dobrar o quadrado em duas partes iguais. O
Origami é um poderoso instrumento para o ensino da matemática. É uma das raras
oportunidades no ensino da matemática onde se pode pôr a “mão” no objeto de
estudo.
Como afirma Tomoko Fuse, origamista
japonesa:
“Todo origami começa
quando pomos as mãos em movimento”. Ha uma grande
diferença entre
conhecer alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa
“através do tato.”
Materiais: Como o nosso maior desejo é proteger NOSSO PLANETA,
vamos utilizar a reciclagem de materiais para desenvolvermos nosso trabalho
utilizando Material reciclável como Revistas e Jornais.
OFICINA DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
A
geometria é, frequentemente, ensinada no quadro negro ou através de livros didáticos. Quando se trata de
figuras planas esse método não representa grande dificuldade para o
aprendizado. Mas o mesmo não se pode dizer quando se deseja ensinar os
elementos da geometria espacial. Portanto, com utilização de canudos de
refrigerante na montagem de estruturas geométricas, possibilita ensinar
geometria espacial por intermédio da montagem de sólidos, onde a criança pode
por meio do recorte de um desenho numa folha de cartolina ou, através de
dobraduras e colagens, montar um sólido geométrico. Porém, a atividade que é
proposta aqui, além de possibilitar que a criança construa estruturas e
"brinque" com a geometria espacial, torna possível a visualização de
alguns elementos que na atividade com cartolina são menos notados. Estes
elementos são as arestas e os vértices dos sólidos.