domingo, 29 de abril de 2012

  06 DE MAIO 
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA


VENHAM PARTICIPAR DE NOSSAS OFICINAS!!!

OFICINAS DE ORIGAMI

História do Origami

      A palavra japonesa origami quer dizer "dobrar papel" (ori = dobrar; kami = papel) e se refere a uma arte hoje disseminada pelo mundo inteiro. Apesar de ser um patrimônio da cultura japonesa, é provável que tenha começado na China, a qual é considerada "o berço do papel".
      Conforme se foram desenvolvendo métodos mais simples de criar papel, o papel foi tornando-se menos caro, e o Origami, cada vez mais uma arte popular. Contudo, os japoneses sempre foram muito cuidadosos em não desperdiçar; guardavam sempre todas as pequenas réstias de papel, e usavam-nas nos seus modelos de origami.
      Durante séculos não existiram instruções para criar os modelos origami, pois eram transmitidas verbalmente de geração em geração. Esta forma de arte viria a tornar-se parte da herança cultural dos japoneses. Em 1787 foi publicado um livro (Hiden Senbazuru Orikata) contendo o primeiro conjunto de instruções origami para dobrar um pássaro sagrado do Japão.
      O Origami tornou-se uma forma de arte muito popular, conforme indica uma impressão em madeira de 1819 intitulada "Um mágico transforma folhas em pássaros", que mostra pássaros a serem criados a partir de folhas de papel.
       Em 1845 foi publicado outro livro (Kan no mado) que incluía uma coleção de aproximadamente 150 modelos Origami. Este livro introduzia o modelo do sapo, muito conhecido hoje em dia. Com esta publicação, o Origami espalha-se como atividade recreativa no Japão.
      Não seriam apenas os Japoneses a dobrar o papel, mas também os Mouros, no Norte da África, que trouxeram a dobragem do papel para Espanha na sequência da invasão árabe no século VIII. Os mouros usavam a dobragem de papel para criar figuras geométricas, uma vez que a religião proibia-os de criar formas animais. Da Espanha espalhar-se-ia para a América do Sul.
      Com as rotas comerciais marítimas, o Origami entra na Europa e, mais tarde, nos Estados Unidos.

O Origami e a Matemática

     A prática e o estudo do Origami envolvem vários tópicos de relevo da matemática. Por exemplo, o problema do alisamento da dobragem (se um modelo pode ser desdobrado) tem sido tema de estudo matemático considerável.
      Na antiguidade era utilizado o modelo de dobradura para obter a Trissecção de um Ângulo
      Como dividir um ângulo dado em partes iguais usando dobradura?
Considerado um dos problemas clássicos da Antiguidade e nem sempre resolvível usando uma régua não graduada e compasso, a trissecção de um ângulo arbitrário pode ser feita usando a dobradura.  O interesse que havia na resolução desse problema pelos geômetras gregos se devia ao fato que isso possibilitaria a construção de polígonos regulares com quantidade qualquer de lados.
      Achar através de dobradura a bissetriz de um ângulo qualquer dado é fácil. Bastam vincar o ângulo, sobrepondo os lados. demarcado por um vinco no papel, dobrar o quadrado em duas partes iguais. O Origami é um poderoso instrumento para o ensino da matemática. É uma das raras oportunidades no ensino da matemática onde se pode pôr a “mão” no objeto de
estudo.
      Como afirma Tomoko Fuse, origamista japonesa:

“Todo origami começa quando pomos as mãos em movimento”. Ha uma grande
diferença entre conhecer alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa
“através do tato.”

Materiais: Como o nosso maior desejo é proteger NOSSO PLANETA, vamos utilizar a reciclagem de materiais para desenvolvermos nosso trabalho utilizando Material reciclável como Revistas e Jornais. 


OFICINA DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS


Geometria com Canudos


A geometria é, frequentemente, ensinada no quadro negro ou através de livros didáticos. Quando se trata de figuras planas esse método não representa grande dificuldade para o aprendizado. Mas o mesmo não se pode dizer quando se deseja ensinar os elementos da geometria espacial. Portanto, com utilização de canudos de refrigerante na montagem de estruturas geométricas, possibilita ensinar geometria espacial por intermédio da montagem de sólidos, onde a criança pode por meio do recorte de um desenho numa folha de cartolina ou, através de dobraduras e colagens, montar um sólido geométrico. Porém, a atividade que é proposta aqui, além de possibilitar que a criança construa estruturas e "brinque" com a geometria espacial, torna possível a visualização de alguns elementos que na atividade com cartolina são menos notados. Estes elementos são as arestas e os vértices dos sólidos.




          MATERIAL NECESSÁRIO: CANUDO DE SUCO GROSSO E BARBANTE FINO


CHEGAMOS AO 2º BIMESTRE 

NÃO DESISTEM DE ESTUDAR POIS,




VALE A PENA PERSISTIR!!!

quinta-feira, 19 de abril de 2012


A escola dos  Bichos

Certa vez, os animais decidiram que deveriam fazer algo heróico para resolver os problemas de "um novo mundo". Assim, organizaram uma escola.


Adotaram um currículo de atividades que compreendia corrida, alpinismo, natação e vôo. Para ministrar o currículo mais facilmente, todos os animais teriam todas as matérias.



O pato era excelente em natação, na verdade era até melhor que o seu instrutor, mas teve apenas notas satisfatórias em vôo e era bem ruim na corrida. Como era lento na corrida, precisou treinar depois das aulas e também abandonar a natação para praticar corrida. Continuou fazendo isso até seus pés palmados ficarem gravemente feridos e passou a ter um aproveitamento apenas regular em natação. Mas como regular era aceitável na escola, ninguém se preocupou com isso, a não ser o próprio pato.



O coelho começou como o melhor da classe em corrida, mas teve um colapso nervoso por causa de tantos treinos de natação.



O esquilo era excelente em alpinismo até ficar frustrado com seu aproveitamento nas aulas de vôo, quando sua professora mandou que partisse do chão para cima, e não do topo da árvore para baixo. Além disso, desenvolveu cãibras devido a uma estafa e então tirou um C em alpinismo e um D em corrida.



A águia era uma criança problema e foi severamente disciplinada. Na aula de alpinismo, venceu todos os outros em direção ao topo da árvore, mas insistiu em utilizar seu próprio caminho para chegar lá.



Ao final do ano, uma excepcional enguia que sabia nadar extremamente bem, além de correr, subir e voar um pouco obteve a melhor média e foi a melhor da turma.



As marmotas ficaram fora da escola e protestaram contra as mensalidades, porque a administração não quis incluir escavação e construção de tocas no currículo. Matricularam seus filhos como aprendizes de um texugo e mais tarde juntaram-se aos porcos-da-terra e aos gêmeos para fundarem uma bem-sucedida escola particular.



Qual a moral da estória? 




Do livro: "Canja de galinha para a alma" 

Video-aula: MMC e MDC


sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lembrete aos Alunos das 8ª séries 9º anos "A e B"
Na próxima semana iniciaremos o processo de 
Recuperação do 1º Bimestre 

Na primeira atividade Trabalharemos com 

JOGOS MATEMÁTICOS

NÃO SE ESQUEÇAM DE TRAZER O MATERIAL NECESSÁRIO PARA INICIO DA RECUPERAÇÃO

MATERIAL:

02 CARTOLINAS, RÉGUA, LÁPIS, BORRACHA, COLA,TESOURA, CANETINHA OU LÁPIS DE COR e 01 CARRINHO DE BRINQUEDO PEQUENO

                                                                        CONTO COM VOCÊS!
                                                                            Profª: Priscila Nascimento



Parabéns alunos da 7ª séries 8º ano " A e B"
Nossa semana de Recuperação do 1º Bimestre foi bastante Divertida e Produtiva continuem assim motivados no desenvolvimento das atividades.
Um grande Abraço!
Profª. Priscila Nascimento


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Lembrete aos Alunos das 7ª séries 8º anos "A e B"
Na próxima semana iniciaremos o processo de 
Recuperação do 1º Bimestre 

Na primeira atividade Trabalharemos com 
JOGOS MATEMÁTICOS
NÃO SE ESQUEÇAM DE TRAZER O MATERIAL NECESSÁRIO PARA INICIO DA RECUPERAÇÃO

MATERIAL:
 CARTOLINA COLORIDA ESCURA SE POSSÍVEL
RÉGUA, LÁPIS, BORRACHA, TESOURA, CANETINHA OU LÁPIS DE COR

CONTO COM VOCÊS!
Profª: Priscila Nascimento

Parabéns aos alunos da 7ª série 8º ano B

Vocês foram Ótimos!!! 
Nossa aula de hoje foi bastante Produtiva e Criativa.
Que tenhamos mais encontros e aulas interativas no Laboratório de Informática.

Um abraço a todos!!!
 Profª. Priscila Nascimento